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Reajustes dos planos individuais/familiares é aplicado no mês de aniversário do contrato

Muitos consumidores de planos de saúde perguntam a respeito da redução na mensalidade nos planos individuais ou familiares. Muitos desses clientes estão ligando para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para efetuar esta reclamação.

Crédito Imagem: Pixabay

Vamos lembrar que em julho deste ano a ANS divulgou o reajuste negativo das despesas assistenciais dos planos em 2020 de -8,19% devido a pandemia do novo Coronavírus, período esse de maio de 2021 a abril de 2022. No entanto alguns usuários estão relatando o não desconto. Para tranquilizar os consumidores, a ANS esclarece que o desconto se aplica no mês de aniversário do contrato. Diferentemente de outros tipos de reajustes como Internet, água ou luz, por exemplo, esse índice de reajuste autorizado pela ANS não se aplica logo após o anúncio, devendo o cliente esperar para o mês de aniversário do contrato entre maio de 2021 e abril de 2022. Contudo fique despreocupado se o boleto de pagamento não trouxer o desconto relativo ao reajuste de -8,19%.


Foi observado um aumento do número de reclamações devido a não aplicação do desconto e em muitos casos o motivo era o mesmo, não havia chegado o mês deaniversário do contrato. Com isso, a ANS orienta aos clientes que entrem em contato com sua operadora de plano de saúde. Caso o problema não seja resolvido deverá entrar com a ANS por um de seus canais de atendimento: Disque ANS 0800 701 9656 ou www.gov.br/ans ou central do deficiente auditivo 0800 021 2105. Informa o diretor de fiscalização da ANS,  Maurício Nunes.

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