News Photo

Você sabe o que é a coparticipação de plano de saúde?

Muitas pessoas acham um tema muito polêmico, no entanto é um assunto muito simples. Afinal o que é isso?

Para o  plano de saúde com coparticipação o cliente paga menos em sua mensalidade do que um plano sem coparticipação, porém o cliente com coparticipação pagará a parte por cada procedimento que utilizar, exatamente este ponto que assusta a maioria das pessoas que pensam em optar por um plano de saúde com coparticipação. 

O plano com coparticipação de fato é mais barato que um plano sem coparticipação, na prática há uma economia mensal referente ao valor do plano, isso por si só já vale a pena contratar um plano com coparticipação. Contudo saber se vale a pena ou não o cliente deve calcular o que de fato necessita usar no plano de saúde.

Como é calculada a coparticipação?

Como falado anteriormente o plano de saúde com coparticipação é mais barato que o não coparticipativo, com isso se o cliente não utilizar o plano durante o mês, pagará apenas a parcela do plano com a economia do plano com coparticipação. Caso o cliente utilize o plano em uma consulta e dois exames no mês, por exemplo, será cobrado o valor da consulta e do exame. Importante ter em mente que o pagamento não será efetuado no ato da utilização do plano, o valor acrescido será cobrado na próxima fatura. Assim dependendo de uma utilização simples como o exemplo acima o plano com coparticipação ainda se torna mais vantajoso. 

Como saber se a coparticipação é mais vantajosa?

Uma dica importante na hora de fazer uma análise para o plano com coparticipação é não apenas analisar um mês, mas fazer uma análise do ano inteiro. Mesmo que em um determinado mês o utilize mais o plano de saúde, pagando uma parcela maior que o plano sem coparticipação, a grande tendência é que após o término do pagamento dos doze meses tenha uma economia real, caso não utilize o plano todos os meses.

Quais são as regras de coparticipação?

O que garante a seguridade do plano com coparticipação é a regulamentação que existe nele hoje. Cada operadora tem suas regras de contribuição, enquanto a ANS fiscaliza para que não haja nenhum problema para os beneficiários. As operadoras fixam um teto para os valores e porcentagens cobrados, assim o cliente saberá quais serão os seus custos.

Quais as desvantagens?

A grande desvantagem é o cliente optar pela escolha com coparticipação e acabar utilizando demais o plano de saúde, assim pagando mais caro do que pagaria para um plano sem coparticipação. Enfim, apesar de acontecer em casos raros, não dá para cravar que o plano com coparticipação é bom para todo mundo, cada cliente necessita fazer sua conta e concluir se vale a pena ou não aderir ao plano com coparticipação. 

Quais as modalidades do plano de saúde com coparticipação?

Atualmente o plano com coparticipação vem ficando mais popular, com isso existem diversas modalidades de contratação, pessoa física, empresarial e coletivo por adesão. 

Sabemos que a informação é a melhor maneira de ajudar a escolher o melhor plano de saúde com coparticipação ou não. A Aclass Seguros está para ajudar na sua pesquisa e escolha do plano de saúde. Clique no botão do Whatsapp no canto inferior esquerdo e fale com um de nossos colaboradores, teremos a maior satisfação em te atender.  


Compartilhar Postagem

Comentários

Deseja obter um plano de saúde para você, empresa ou família?