News Photo

Diferenças entre planos de saúde e seguro saúde: veja quais são e saiba por qual optar

Os benefícios são uma forma das empresas cuidarem de seus colaboradores e também de se diferenciarem no mercado. Para que você saiba exatamente o que está escolhendo, explicaremos a seguir o que é um plano de saúde, o que é um seguro saúde e o que plano de saúde e seguro saúde têm em comum e o que os diferencia. Confira!

Como funciona o plano de saúde?

O plano de saúde talvez seja mais conhecido pelas pessoas de maneira geral e, por isso, é mais fácil de explicar — pois muitos já tiveram e sabem como funciona.

Com uma rede própria e/ou credenciada de atendimento médico que conta com profissionais, clínicas, laboratórios e mais, o plano de saúde cobra uma mensalidade para que se tenha acesso a essa rede.

Como o plano de saúde é “fechado” em uma rede referenciada ou credenciada, o segurado não tem livre escolha na hora de buscar atendimento e, muitas vezes, não pode optar pelo profissional, hospital, clínica ou laboratório de sua preferência e confiança.

E como funciona o seguro saúde?

Diferentemente do plano de saúde, o seguro saúde não “prende” os segurados a médicos, hospitais e laboratórios pré-definidos. Com o seguro saúde, há liberdade de escolha e o segurado deve arcar com os custos para depois ser reembolsado — e os reembolsos podem ser integrais ou parciais.

Algumas seguradoras têm serviços referenciados e, nesses casos, pode não ser necessário o pagamento direto ao prestador de serviço ou ainda o custo pode ser menor e o reembolso, maior.

Há também um pagamento mensal do seguro saúde que é chamado de “prêmio”. Assim como em outras modalidades de seguro, o valor do prêmio pode variar de acordo com o risco de futuros custos com tratamentos.

Ah, e o seguro saúde é customizável, permitindo a adição de coberturas que encaixam no valor mais acessível para a empresa.

Similaridades entre plano de saúde e seguro saúde

Antes de começarmos a falar sobre as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde, vamos às similaridades:

Ambos são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);

Ambos garantem assistência médica e hospitalar;

Ambos cobrem desde consultas de rotina a cirurgias e internações;

Em ambos pode haver carência para usar os serviços, que é aquele período durante o qual os serviços não podem ser usados mesmo com as mensalidades ou prêmio em dia.

Principais diferenças entre plano de saúde e seguro saúde

Agora que você já conhece bem e sabe o que ambas as opções têm em comum, vamos às diferenças entre plano de saúde e seguro saúde:

O seguro saúde permite que o segurado escolha médicos, hospitais e laboratórios de sua preferência;

O plano de saúde oferece serviços, profissionais e estabelecimentos pré-determinados;

O atendimento pelo seguro saúde deve ser pago pelo segurado, que depois pede reembolso;

No caso do plano de saúde, o valor da mensalidade já cobre os atendimentos;

O seguro saúde pode ser customizado, já que é formado por módulos de cobertura;

De maneira geral, o prêmio do seguro saúde é mais barato do que a mensalidade de um plano.


Fonte: https://www.minutoseguros.com.br/blog/seguro-saude-plano-saude-diferencas/

Compartilhar Postagem

Comentários

Deseja obter um plano de saúde para você, empresa ou família?