Unimed Nacional

A Unimed do Brasil foi fundada em 28 de novembro de 1975 para ser a representante institucional das cooperativas Unimed. A organização zela pelo uso da marca e pela reputação em âmbito nacional e leva pleitos e contribuições aos poderes públicos, órgãos reguladores e entidades do setor de saúde, propagando as melhores práticas na busca por gestões cada vez mais transparentes, éticas e legalistas.

Também coordena um dos principais diferenciais da Unimed, conhecido como Intercâmbio Nacional: o atendimento do beneficiário de uma Unimed por outra, desde que seu plano contratado permita a prática.

Investimos na valorização dos médicos e praticamos uma medicina humana, próxima, cooperativa e especialista

A Unimed acredita na diversidade, na sinergia, na singularidade, na interdependência e na união, ampliando seu papel no mundo por meio do comprometimento com as transformações sociais. Foi o propósito de cuidar da saúde das pessoas que impulsionou a união de médicos e criou um sistema com um jeito de cuidar muito especial: o Jeito de Cuidar Unimed, que busca inovação e melhorias contínuas para fazer o cuidado ser percebido por todos os nossos públicos e pela sociedade.

Nosso compromisso é promover ações e a melhoria contínua dos processos internos, a fim de fortalecer a integração, a reputação da marca e o aumento da satisfação das cooperativas e sociedades auxiliares Unimed.

Estrutura do Sistema Unimed

  • Singulares 1º Grau - Destinadas à prestação de serviços aos associados, constituídas por médicos, e com área de ação em um ou mais municípios
  • Federações 2º Grau - Destinadas à prestação de serviços, ao monitoramento das atividades e à representação político-institucional das Singulares associadas, podendo ainda operar planos de saúde
  • Central Nacional Cooperativa Única  2º Grau - Constituída por Federações e Cooperativas Médicas Singulares de Trabalho Médico Unimed e, excepcionalmente, por uma Central Cooperativa Odontológica, destinada à operação de planos de saúde, observadas às normas de comercialização e à prestação de serviços a suas associadas
  • Confederação Nacional Única 3º Grau - Constituída exclusivamente por Federações e pela Cooperativa Central Nacional, destinada à prestação de serviços a elas e às Singulares, bem como a representação político-institucional da marca em todo o território nacional
  • Atenção Integral à Saúde

No Sistema Unimed, acreditamos que o indivíduo deve ser cuidado integralmente. Muitos falam de visão 360 graus e da pessoa no centro de toda a atenção. É assim que estamos nos organizando: para que o beneficiário esteja e venha em primeiro lugar, para que o foco seja na manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo, buscando-se reduzir riscos e adoecimento e com adequada assistência, em caso de doença e reabilitação.

Por isso, nosso foco se volta, neste momento, para a Atenção Integral à Saúde. Estamos agindo em sinergia para que o cliente Unimed seja cuidado sempre. Assim, abrangemos a promoção à saúde e a prevenção em diferentes níveis, que vão desde educar a todos sobre a melhor forma de cuidar da saúde, até o acompanhamento contínuo de um médico e equipe multidisciplinar, em abordagens assistenciais, quando necessário, com base nos princípios da Atenção Primária à Saúde e nas melhores evidências técnico-científicas.

Atenção Primária à Saúde

Os níveis de Atenção à Saúde, que organizam as ações de cuidados ofertados por um sistema de saúde, são divididos em três: primário, secundário e terciário.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro, em que todas as necessidades de saúde do paciente devem ser detectadas com olhar individual e, também, populacional. Por essa razão, tem alto potencial de ordenação do sistema que será responsável por realizar a gestão de saúde populacional, executar ações tanto de promoção/prevenção quanto de assistência (ações curativas).

No nível secundário, a complexidade de atendimento é maior. Nesse caso, o paciente precisa de atendimento com um especialista e pode realizar exames mais detalhados para um diagnóstico e tratamento mais específicos.

Já o nível terciário é altamente especializado, quando há a necessidade de cirurgia, procedimentos invasivos ou, ainda, para doenças e eventos graves que representam risco à vida.

Na APS, o paciente cria um vínculo com a sua equipe de saúde, que passa a ser sua referência e conhecerá de forma mais abrangente todas as suas necessidades de saúde, resolvendo grande parte das suas necessidades e garantindo o acesso facilitado à toda a rede de maior complexidade, quando necessário.  

Política Nacional de Sustentabilidade

Como cooperativas, nossos valores existem também para contribuir com as comunidades que nos cercam, além de nos levar adiante como negócio, de forma igualitária, democrática e integrada.
A Política Nacional de Sustentabilidade do Sistema Unimed (PNSSU)  é a diretriz que conecta as ações de sustentabilidade coordenadas pela Unimed do Brasil para o Sistema Unimed, estruturada em três dimensões e 13 temáticas, com 12 objetivos essenciais e três complementares.
Por meio dela, incentivamos o avanço da agenda da sustentabilidade na gestão das Unimeds estaduais e locais, adaptando-a para a realidade do nosso setor e as particularidades da administração do empreendimento cooperativo.  
Em consonância com o princípio da autonomia de gestão nas cooperativas, as Unimeds podem adotar esta Política na íntegra ou utilizá-la como base para construir suas políticas locais.

Deseja obter um plano de saúde para você, empresa ou família?